Análise Nokia 3: Está de volta, mas com Android

A Nokia quer voltar a surgir como uma marca de referência no campo dos smartphones. Se há uns anos atrás era a primeira opção de muitos, atualmente deixou de ser dado o seu sistema operativo, Windows Phone, não ser o melhor e atrair poucos usuários.
Assim sendo, a marca sediada na Finlândia relançou há pouco tempo o famoso Nokia 3310, que se revelou uma excecional acção de marketing. Na sequência do dito relançamento, a empresa aproveitou ainda para apresentar o Nokia 6, Nokia 5, e Nokia 3, um enorme esforço na reintegração no mercado de telemóveis inteligentes.
O smartphone que vamos aqui analisar é o Nokia 3, um dispositivo que surge com um design premium a um preço acessível de 169 euros e o Android 7.
Especificações e Acessórios
Tecnologia 4G (Velocidades de download até 150Mbps)
- Ecrã 5.0″ HD
- Câmara de 8 MP
- Câmara frontal 8.0 MP
- Processador de 1.4 Ghz Quad-Core
- Memória interna de 16 GB
- Dimensão (comp x larg x esp) (mm): 143,4×71,4×8,5
- Peso (g): 85
- Bateria: Li-Ion 2630 mAh
- Autonomia em Stand By (até/h): 590
- Autonomia em Conversação (até/h): 14
- Visor & Imagem
- Câmara frontal (Megapixel): 8
- Ecrã – tamanho (polegadas): 5,0”
- Ecrã – resolução (horizXvert) (pixel): HD (1280×720)
- Câmara traseira (Megapixel): 8
- Entretenimento/Utilitário: A-GPS
- Tecnologia: 4G, HD Voice, NFC
- Sistema Operativo: Android 7.0
- Processador: 1,25 GHz Quad-Core
- Memória: 16 GB | 2 GB (RAM)
- Frequência: Quadband
- Bluetooth™ (norma): 4.0
- Cartões de memória (Lê)
Design e Ecrã

Este equipamento está disponível em quatro cores: preto, azul escuro e duas opções em branco.
Durante os nossos testes, detetamos que o botão de energia por vezes pode funcionar mal. Principalmente se tiver os dedos grandes, uma vez que o botão é pequeno e você facilmente carrega no botão de cima, correspondente ao volume.
No topo do telemóvel, você encontra uma entrada de 3,5 mm para colocar os auscultadores e na parte inferior do smartphone há uma porta micro USB para carregar e transferir dados.

Desempenho
O desempenho do Nokia 3 não é perfeito, ficando um pouco aquém das expetativas. Equipado com um processador MediaTek MT6737, 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna, oferece uma experiência razoável, mas nada por aí além.

Durante os testes que realizámos ao telemóvel demo-nos conta que algumas aplicações demoram demasiado tempo a carregar e por vezes o dispositivo trava em aplicativos mais pesados. A parte boa é que o Nokia 3 tem o Android 7 e não o Windows Phone que nos habituámos a ver nos equipamentos desta marca.
Desbloquear o telemóvel também é uma tarefa que nos habituámos a fazer com alguma rapidez, através dos sensores de impressão digital, que infelizmente não é possível com o Nokia 3. Este dispositivo não vem equipado com esta tecnologia, o que pode ser outro ponto negativo e decisivo na hora de escolher um novo smartphone.
Câmara




No que toca à câmara frontal, esta é bastante razoável e cumpre o objetivo de tirar selfies.
Veredito: Nokia 3

Assim sendo, para quem pretende um telemóvel dentro do normal, com um design bonito e para cumprir funções básicas, pode ser uma boa opção. No entanto, para os utilizadores mais exigentes, que pretendem jogar jogos pesados ou outras aplicações, não aconselhamos a compra deste Nokia.
Pontos fortes:
- Design
- Sistema Operativo Android
- Preço
Pontos fracos:
- Durabilidade da bateria
- Ausência de sensor de impressões digitais
Desde já agradecemos à Nokia por nos ter cedido o equipamento para testes. Pode encontrar o equipamento à venda nas lojas de retalho por 169,99€. Segue a nossa galeria de imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário