Análise Tbee: uma box Android portuguesa que proporciona uma integração total

Nós estamos habituados a associar as Android Boxes a produtos chineses, mas em Portugal também há uma empresa que tem uma marca própria para este produto, a Tbee. Esta Android Box é um pouco cara, mas tem funcionalidades únicas e preparadas para o mercado português, que não irá encontrar em outras boxes.
Esta TV Box é feita por portugueses a pensar no mercado nacional e, só por isso, já merece a nossa atenção. Permite-nos tornar a nossa televisão, numa SmartTV, mas não só, dá um passo em frente e permite a ligação das boxes das operadoras à própria Tbee, o que permite uma interação total, que não acontece com as Boxes Android “normais”. Foi das funcionalidades que achei mais interessantes.

Vale a pena ler a análise para perceber quais os aspetos positivos e negativos deste produto.
Design e descrição
Em termos de design não a considero excelente, já que não é inovador e, talvez, um pouco grande demais. No caso desta box, não será do nosso interesse “escondê-la” já que a mesma tem uma câmara frontal que além de permitir video conferências, também tem controlo por gestos. Assim, o design é importante e não é o principal fator desta box.

Em termos de especificações, podemos contar com 2GB de RAM, 8GB de armazenamento, câmara frontal HD, processador Amlogic S812 quad-core, tem duas portas USB 2.0, HDMI IN, HDMI OUT, Ethernet, compartimento para microSD e suporta video 4K.
O comando funciona através de wifi, com um recetor na box, sendo que além do teclado QWERTY ainda tem um rato através do movimento do comando.
Desempenho
O desempenho da Tbee é bom e para se diferenciar da concorrência, foi criado uma interface própria e mais funcional, apenas com dois menus por onde consegue aceder a todas as funcionalidades da box. O sistema é simples de utilizar e sempre que escolhe uma opção nesse menu, do lado esquerdo aparece as aplicações mais utilizadas pelo utilizador, pequenos atalhos que facilitarão o utilizador.

Não há muito que enganar, o KODI é mesmo o sistema por trás de toda a interface da Tbee, sendo que o interface criado pela empresa “trabalha” por cima do KODI e o torna mais fácil de usufruir para um utilizador comum. Mas, felizmente, tem o sistema Android e o acesso à Google Play, o que permite a instalação de variadas aplicações que também tem no seu smartphone.
Experimentámos várias e todas funcionaram corretamente, no entanto há que ressalvar um pormenor, com o comando só dá para fazer “um toque” portanto qualquer aplicação, e nomeadamente jogos, que precise de mais do que “um toque no ecrã”, não conseguirá utilizar, mas isso é o problema das aplicações serem feitos para ecrãs táteis e não para televisão.

Há, sobre o Android, um ponto negativo, já que em pleno 2017 termos uma box Android com a versão 4.2.2 Lollipop, está um pouco atrasado. É que esta versão foi lançada em 2013 e a Quidbox deveria ter pensado nesse aspeto.
A Quidbox ainda integrou uma funcionalidade que permite ter streaming de centenas de canais disponíveis via internet, como por exemplo o Manchester TV, entre outros.
Uma funcionalidade que achei muito interessante é o HDMI-IN, que permite ligarmos a nossa box de operadora à Tbee e, assim, fazer uma interação total. Normalmente, temos de andar a mudar no televisor a entrada HDMI que queremos, para termos a box de operadora e/ou a box Android, mas com a Tbee isso não é preciso.

Como a Tbee foi feita a pensar no nosso mercado, temos a possibilidade de integrar a box do operador com a Tbee e controlar tudo através do mesmo comando, da Tbee. Uma funcionalidade que achei muito interessante e que facilita, muito, o dia a dia de muitos utilizadores.
Ainda nesta área, se quiser ir à procura de uma aplicação, a imagem da televisão/box é reduzida para uma pequena janela e, assim, continuamos a ver o que está a dar na televisão, ao estilo do que acontece com as aplicações do YouTube. Muito bom.

Veredito: Tbee Android Box

Não considero o design muito apelativo, até porque tem de estar visível para que a câmara nos veja, sendo que a versão Android também deveria ser mais recente. É que já vamos no Android 7.0 Nougat. O preço também consideramos alto, mas para uma pessoa que não esteja à vontade com o Android na televisão, poderá ter mais interesse nas funcionalidades que a Tbee lhe proporciona.
Pontos a favor:
- Interface intuitiva e simples para todos
- HDMI-In permite integração total com boxes de operadores
- Câmara para videochamadas
- Comando com teclado QWERTY
- Integração com o KODI
Pontos Contra:
- Preço
- Design
- Android 4.4.2
Desde já agradecemos à Quidbox por nos ter disponibilizado uma unidade para teste e pode encontrar a Tbee à venda nas lojas de retalho por 179,99€. Segue-se a nossa galeria de imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário